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Gestão de Desempenho

Por: João Lourenço, Diretor Executivo Norte - The Bridge

The Bridge by Egor: Jun 28, 2024

Novas abordagens para avaliação de desempenho e feedback contínuo, e como elas impactam a produtividade e satisfação dos funcionários

A avaliação de desempenho e o feedback contínuo são temas de grande importância no campo de gestão de recursos humanos. Nos últimos anos, novas abordagens têm surgido para modernizar e melhorar esses processos, com o objetivo de aumentar a produtividade e sim, melhorar a satisfação dos colaboradores. Se acreditarmos que a produtividade é diretamente proporcional à satisfação dos colaboradores, então procurar o aumento dessa satisfação é garantir o aumento da produtividade.

Assim, gostaria de mencionar algumas dessas novas abordagens, começando pela sua definição e como impactam na satisfação dos colaboradores e consequentemente na sua produtividade:

  • Feedback Contínuo

O feedback contínuo é o processo de fornecer informações frequentes e imediatas aos colaboradores sobre o seu desempenho. Ao contrário das avaliações anuais ou semestrais tradicionais, o feedback contínuo é mais dinâmico e permite ajustes rápidos, correções e aferição dos resultados dessas correções.

Esta abordagem permite aumentar o compromisso e envolvimento dos funcionários, que se sentem mais apoiados e valorizados. A sensação de progressão e reconhecimento contínuo aumenta a satisfação geral no trabalho. Surgem ainda outras vantagens como as correções rápidas e a orientação constante, evitando prolongar no tempo situações menos positivas, ajudando os funcionários a melhorar continuamente. Estudos mostram que um feedback frequente e contínuo pode aumentar a produtividade em até 12%.

  • Avaliações de Desempenho Baseadas em Competências

Esta abordagem foca-se essencialmente em avaliar os colaboradores com base nas competências essenciais, necessárias para terem sucesso nas funções que desempenham.

Os colaboradores percebem uma maior justiça e clareza no processo de avaliação, o que tende a levar a uma maior satisfação e lealdade e, ajuda a alinhar as capacidades técnicas e talentos dos funcionários com os objetivos organizacionais, o enquadramento destas nas tarefas do dia a dia, resultando num melhor desempenho geral.

  • Avaliações 360 Graus

As avaliações 360 graus envolvem feedback de múltiplas fontes, incluindo superiores, pares e subordinados. Este método oferece uma visão holística do desempenho do colaborador.

Promovem uma cultura de transparência e reconhecimento, onde os colaboradores se sentem valorizados por todos os níveis da organização.

Estas avaliações proporcionam uma visão abrangente das áreas de melhoria, levando a um desenvolvimento mais equilibrado e eficaz.

  • Objetivos e Resultados Chave (OKRs)

Os OKRs são uma ferramenta de definição de metas que ajudam a alinhar os objetivos individuais com os objetivos organizacionais.

Promovem clareza de propósito e motivação, uma vez que os funcionários entendem como o seu trabalho contribui para o sucesso geral da empresa e, facilitam a priorização de tarefas e foco nos resultados mais importantes, aumentando a eficiência.

  • Ferramentas de Gestão de Desempenho Baseadas em Tecnologia

O uso de software e plataformas digitais para gestão de desempenho permite a recolha e a compilação de dados em tempo real e análises mais detalhadas reais e atempadas e melhora a comunicação e a transparência, tornando o processo de avaliação menos subjetivo e mais baseado em dados.

Estas ferramentas automatizam processos administrativos e fornecem insights acionáveis, permitindo dedicar mais tempo para atividades mais produtivas.

Casos como os da Adobe, que aboliu as avaliações anuais de desempenho em 2012 e adotou um sistema de feedback contínuo, conhecido como “Check-In” e, pesquisas efetuadas por exemplo pela Gallup, permitem-nos concluir que a implementação destas abordagens, feita de uma forma coordenada e integrada, originou significativos aumentos de produtividade, assim como, criando um ambiente de trabalho mais positivo e eficiente, contribuiu para o aumento da satisfação dos colaboradores, com resultados no seu compromisso para com as organizações e na diminuição na sua rotatividade.

Em conclusão, as novas abordagens para avaliação de desempenho e feedback contínuo estão definitivamente a transformar a maneira como as empresas gerem e desenvolvem os seus talentos.

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